sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alimentação e Nutrição de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS


Alimentação Saudável
Uma alimentação saudável aumenta a resistência à doença, fornecendo energia para suas atividades diárias e todos os elementos que o organismo necessita para um bom funcionamento. Além de tornar a pessoa mais forte e mais disposta, uma alimentação equilibrada fortalece o sistema de defesa (melhora os níveis de linfócitos TCD4), ajuda no controle das gorduras e açúcares do sangue, a absorção intestinal e melhora os resultados do tratamento.
A alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos, de forma variada e equilibrada. Para ter uma alimentação saudável, o ser humano precisa consumir alimentos de todos os grupos. São eles:
Os Carboidratos
Fornecem energia que precisamos para nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar, respirar etc. Exemplos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães.
As Proteínas
Todos os tecidos do corpo são formados por elas. Constroem, “consertam” e mantêm o corpo, além de aumentarem a resistência do organismo às infecções. São os principais componentes dos anticorpos e dos músculos. Elas são: animais (carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos) e vegetais (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa).
As Gorduras
Fornecem energia. O corpo precisa delas em pequenas quantidades. Algumas vitaminas precisam delas para serem transportadas no organismo, assim como alguns medicamentos antirretrovirais também. São: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes).
Como se alimentar melhor
O ideal é fazer três refeições principais por dia, com dois ou três lanches nos intervalos. A alimentação deve ser balanceada, variada, dando preferência aos alimentos não industrializados (enlatados), sempre respeitando as características e hábitos de cada um. Deve ser priorizada a ingestão diária de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e carnes magras. Frituras, gorduras e açúcares devem ser evitados.
O cuidado com os alimentosUm grande problema para as pessoas que vivem com HIV e aids são as doenças provocadas por alimentos contaminados, que podem causar vômitos, diarréias ou mesmo infecção intestinal. Veja alguns cuidados e dicas com os alimentos:
* Antes de cozinhar, lave bem as mãos e os utensílios que for usar.
* Não use copos ou pratos rachados, pois os germes se acumulam nas rachaduras.
* O lixo deve estar bem tampado e longe dos alimentos.
* Mantenha os alimentos fora do alcance dos insetos, roedores e outros animais. Cubra ou guarde em vasilhas bem fechadas.
* Não consuma alimentos com alterações de cor ou cheiro.
* Descongele as carnes na geladeira e não em temperatura ambiente. Evite comer carne crua.
* O leite pasteurizado deve ser mantido na geladeira depois de aberto e preste atenção na validade. Se não for pasteurizado, deve ser fervido antes de usar.
* Não coma ovos crus. Cozinhe até ficarem duros (6 a 8 minutos de fervura) ou frite até a gema ficar dura. Os ovos devem ser bem lavados com água e sabão, para evitar a contaminação com salmonella, que pode existir na casca.
* Corte separados a carne e os vegetais. Lave a tábua. Prefira tábuas de plástico ou de vidro, evite a tábua de madeira.
A alimentação também é muito importante para ajudar a melhorar alguns sintomas ou efeitos colaterais que podem aparecer como consequência de alguns medicamentos, ou mesmo devido à ingestão de alimentos contaminados. Nos casos de aparecimento de náuseas, vômitos, diarréias, emagrecimento, suores noturnos e febre, por exemplo, a alimentação pode ser forte aliada e necessária para manter a hidratação do corpo e recuperar o bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário